COMO SUBMETER UMA PROPOSTA DE PUBLICAÇÃO A EDITORA DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - EDUPE?


A primeira condição para envio de propostas para publicação pela EDUPE é que o proponente seja do quadro efetivo de docentes da Universidade de Pernambuco. Cumprindo o critério, o docente deve encaminhar a proposta para o e-mail (edupe@upe.br), com o título “Proposta de publicação – título da obra”. No conteúdo do e-mail deve constar o formato desejado para a publicação (impresso ou e-book) e ser anexado os seguintes arquivos:



Todas as informações solicitadas devem ser encaminhadas em um único e-mail, caso contrário não será aceito pela EDUPE. A Editora da Universidade de Pernambuco se compromete em confirmar ao proponente o recebimento do material em até 2 (dois) dias úteis após o envio da proposta.


QUAL O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS OBRAS?


As propostas recebidas pela EDUPE serão encaminhadas para avaliação de parecerista da área de conhecimento indicada na ficha de proposta de publicação. Os avaliadores poderão ser indicados a partir do Conselho Editorial da EDUPE, do quadro de professores efetivos da UPE ou de outras Instituições de Ensino superior.


O avaliador selecionado terá o prazo mínimo de 01 (um) mês para apresentar o seu parecer sobre a obra. Após a avaliação, a EDUPE encaminhará um comunicado com o resultado ao proponente. Os proponentes que tiverem materiais não indicados para a publicação poderão solicitar a cópia do parecer sem a identificação do avaliador.




QUAIS OS PROCEDIMENTOS APÓS A APROVAÇÃO DE UMA PROPOSTA?


Após a aprovação da proposta, a EDUPE encaminhará um e-mail com os seguintes documentos para a assinatura:



Os documentos originais e assinados devem ser entregues na EDUPE. Para as propostas submetidas por docentes que pertençam às unidades de Petrolina ou Multicampi Garanhuns serão aceitos provisoriamente o envio da documentação por e-mail e os originais devem ser encaminhados para editora por SEDEX com aviso de recebimento (AR).


Universidade de Pernambuco

Editora da Universidade de Pernambuco - EDUPE

Av. Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro – Recife-PE

CEP - 50100-010

1º andar no Prédio do Gabinete do Reitor


QUAIS OS PROCEDIMENTOS APÓS A APROVAÇÃO DE UMA PROPOSTA?


Após a aprovação da proposta, a EDUPE encaminhará um e-mail com os seguintes documentos para a assinatura:



COMO FUNCIONA O PROCESSO DE DIAGRAMAÇÃO?


O processo de diagramação respeitara a ordem cronológica de aprovação das propostas. Uma vez diagramada, a obra será encaminhada para o proponente, que deverá responder em até 07 (sete) dias úteis se há acertos a serem realizados no material. O não cumprimento do prazo resultará no cancelamento da publicação pela EDUPE, com a exigência de nova submissão por parte do autor / organizador.

Os responsáveis pelo material terão direito a 03 (três) revisões de acertos no material. Após o processo de revisão, o proponente deverá responder a comunicação da editora informando que a diagramação está aprovada e autoriza a continuidade do processo.


O QUE SÃO ACERTOS DE DIAGRAMAÇÃO?


Acertos de diagramação são ajustes no processo de formatação do manuscrito enviado no formato word para o formato do livro, seja ele impresso ou e-book, tais como enquadramento de imagens e tabelas, tamanho da fonte utilizada, espaçamentos, etc. Não são considerados acertos de diagramação a mudança de palavras, imagens, tabelas, frases ou parágrafos. Estas são consideradas revisões de conteúdo e não são autorizadas pela EDUPE.


POSSO ENVIAR A PROPOSTA JÁ DIAGRAMADA?


A Editora da Universidade de Pernambuco não aceita material previamente diagramado.


COMO FUNCIONA O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA CAPA?


Será encaminhado ao proponente o questionário de elaboração de capa da EDUPE, que deve ser retornado à editora em até 48 horas úteis. No documento os autores devem informar o texto da 4º capa e das orelhas da publicação, caso seja publicado em formato impresso (as obras em formato e-book não apresentam estes elementos). Para a elaboração do material, a EDUPE também solicitará informações conceituais para auxiliar os designers de criação.

O material elaborado será encaminhado para a revisão do proponente, que deverá responder a comunicação em até 48 horas úteis. O não cumprimento do prazo resultará no cancelamento da publicação pela EDUPE e a exigência de nova submissão.


O QUE ACONTECE SE O PROPONENTE NÃO APROVAR A CAPA ENVIADA PELA EDUPE?


Os designers de criação farão a elaboração de no máximo duas versões de capas. O proponente deve responder a EDUPE qual a capa escolhida e informar a editora em até 48 horas úteis após a comunicação.


POSSO ENVIAR ARTE DE CAPA PARA A PUBLICAÇÃO SUBMETIDA À EDUPE?


A EDUPE não aceitara qualquer tipo de capa enviada pelo proponente, assim como, não serão utilizadas artes que não sejam produzidas pelos designers da editora.


TIVE UMA PROPOSTA DE E-BOOK APROVADA PARA PUBLICAÇÃO PELA EDUPE. ONDE O MATERIAL FICARÁ DISPONIBILIZADO?


Os livros publicados em formato digital são disponibilizados para download gratuito na página da editora (www.edupe.com.br)


QUAL O CUSTO PARA PUBLICAÇÃO PELA EDUPE?


Os custos de produção dependem do material submetido, como número de páginas, quantidade de imagens, tipo de papel, etc. Por este motivo, o proponente deve entrar em contato com a editora pelo e-mail (edupe@upe.br), por telefone (81) 3183-3724, ou pessoalmente de segunda-feira a sexta-feira, com atendimento ao público das 09:00 – 12:00 / 13:30 – 16:00.


QUAL O PRAZO PARA FINALIZAÇÃO DO PROCESSO E OBTENÇÃO DA PUBLICAÇÃO?


Os prazos para finalização de um processo editorial dependem do tipo de material submetido à EDUPE.


MATERIAIS PUBLICADOS PELA EDUPE



MATERIAIS NÃO PUBLICADOS PELA EDUPE



AQUISIÇÕES


A compra de livros publicados pela Edupe deve ser realizada através da nossa loja virtual, no endereço eletrônico (inserir link do site/loja virtual), ou fisicamente na sede da Edupe, localizada no Prédio Central da Reitoria da Universidade de Pernambuco, situada na Av. Agamenon Magalhães, S/N, Santo Amaro. Recife – PE.
É necessário vincular o site ao pag seguro

CONSELHO EDITORIAL


Profa. Dra. Adriana de Farias Gehrer
Prof. Dr. Amaury de Medeiros
Prof. Dr. Alexandre Gusmão
Prof. Dr. Álvaro Vieira de Mello
Profa. Dra. Ana Célia O. dos Santos
Profa. Dra. Aronita Rosenblatt
Prof. Dr. Belmiro do Egito
Prof. Dr. Carlos Alberto Domingos do Nascimento definir.